Global Português [ Mudar a Região ]

Mosaic Fertilizantes leva projeto de incentivo à leitura e matemática para 100% das escolas públicas de Uberaba.

 
Iniciativa, que conta com apoio técnico da CEDAC, terá duração de um ano

Uberaba, 26 de agosto de 2019 – A Mosaic Fertilizantes, uma das maiores produtoras de fosfatados e potássio combinados, oficializou o término da fase um e deu início a segunda etapa do projeto de incentivo à leitura e matemática em Uberaba, realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

A primeira fase, concluída este ano, propôs a revitalização da Escola Municipal Professora Olga Oliveira, a implementação de uma sala de leitura e a capacitação de professores sobre como incentivar e orientar sobre as melhores formas de utilizar os livros em conjunto com suas aulas. Como próximo passo, a Mosaic Fertilizantes irá capacitar os educadores das 55 escolas de Uberaba e, assim, ao longo de três anos ter o conceito da leitura escrita inserido no plano pedagógico da cidade.

Dois professores e um diretor ou coordenador de cada instituição serão indicados pela Secretaria de Educação para receber o treinamento. Além da capacitação para os professores, a ideia é que a escola como um todo melhore a gestão para dar continuidade ao projeto de forma independente.

Paulo Eduardo Batista, diretor de Performance Social da Mosaic Fertilizantes, acredita que o projeto já deixou um legado transformador na escola professora Olga e agora é a hora de levar este aprendizado para as demais escolas municipais de Uberaba. "Sabemos que a educação é a base para o exercício da cidadania plena. Nosso projeto ajuda a empoderar o educador e promover ações para que as crianças e adolescentes tenham acesso a uma educação pública ainda melhor. Nesta fase o projeto irá disseminar esse conhecimento para que todas as instituições de ensino de Uberaba também tenham as ferramentas para manter o conceito da leitura escrita sempre vivo e renovado. Será transformador. Somos parte de Uberaba. Discutimos nossas dificuldades conjuntamente e encontramos soluções para melhorar a vida na nossa sociedade”, finaliza Paulo.

Adriana Pessato, diretora da Escola Olga de Oliveira, afirma que os resultados do programa podem ser sentidos pelos cerca de 550 alunos da escola e que a próxima etapa vai proporcionar uma melhora de aprendizagem geral no município. “Pudemos perceber um aumento no interesse dos alunos pela leitura, um processo de alfabetização mais rápido e uma melhora também na questão comportamental. Os estudantes estão conseguindo se concentrar mais, se comunicar e se expressar”, comemora.

Para a secretária de Educação de Uberaba, Silvana Elias, ter uma parceria com a Mosaic Fertilizantes é extremamente relevante para qualquer escola pública. “Para formar um cidadão crítico, solidário e ético, é preciso que ele saiba se comunicar nos diversos segmentos sociais e isso se faz a partir de um aluno leitor e um profissional leitor. A Mosaic Fertilizantes nos dá um grande exemplo de responsabilidade social”, afirma.