Global Português [ Mudar a Região ]

Mosaic Fertilizantes investe em ações voltadas à educação em Paranaguá

 
Empresa realiza nova edição do projeto ‘Livros nas Praças’ e entrega três salas de leitura

Paranaguá, 19 de julho de 2018 – A Mosaic Fertilizantes, controladora da Fospar, realizará, na semana de 23 de julho, a entrega de três Salas de Leitura e uma nova edição do projeto educacional "Livros nas Praças" em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Paranaguá. Em linha com o compromisso de incentivo à leitura, a empresa aproveitará a semana de comemorações do aniversário de 370 anos da cidade para realizar as duas entregas.

Livros nas Praças

O projeto consiste em um ônibus com o interior adaptado para funcionar como uma biblioteca sobre rodas, que disponibiliza um acervo de cerca de 2.000 livros para os visitantes da comunidade durante o período de 23 de julho a 4 de agosto, com atividades lúdicas e empréstimos gratuitos de livros.

O projeto conta ainda com a prateleira de “Livros Acessíveis” que disponibiliza 75 livros para atender pessoas com deficiências múltiplas, principalmente os deficientes visuais.

Essa iniciativa é realizada por meio da Lei Rouanet em parceria com a Korporativa Marketing Cultural, Social e Ambiental, que atua no mercado cultural há doze anos, realizando projetos na área de educação e cultura em todo o Brasil.

Neste terceiro ano, a empresa compartilha o sucesso de participação do público. Em 2017, cerca de 2.330 crianças e 480 adultos visitaram o espaço nos dias em que esteve na cidade. Em 2018, o ônibus itinerante estará em dois lugares diferentes, sendo de 23 a 28 de julho na Praça Mario Roque, localizada na Rua General Carneiro, 2, no Centro Histórico de Paranaguá, e de 30 de julho a 4 de agosto no Aeroparque, localizado na Av. Gov. Bento Munhoz da Rocha Neto, 37, na Vila São Vicente.

Para lançar essa nova edição do “Livros nas Praças”, haverá uma cerimônia de abertura no dia 23 de julho, às 10h, com a presença do Prefeito Marcelo Roque, da Secretária Municipal de Educação Vandecy Dutra e líderes da Mosaic Fertilizantes, na Praça Mario Roque, no Centro Histórico de Paranaguá.

Para Ronaldo Sapateiro, superintendente da Fospar, empresa controlada pela Mosaic Fertilizantes, “ao levarmos o projeto ‘Livros nas Praças’ para a comunidade, reforçamos nosso compromisso com a educação e com o desenvolvimento local, estimulando o prazer pela leitura e a promoção da capacidade reflexiva.”

Salas de leitura

Dentro do programa de formação de educadores para acesso à cultura escrita das crianças das escolas municipais por meio da leitura, que a Mosaic Fertilizantes realiza desde 2015 em Paranaguá, acontecerá também a entrega de três Salas de Leitura com acervo e mobiliário especial. As escolas foram selecionadas por meio de um edital aberto para toda a cidade de Paranaguá. Os critérios avaliados para seleção foram: realização das ações de leitura como parte da proposta pedagógica, espaço indicado para a implantação da sala de leitura e participação da equipe escolar (diretor, coordenador pedagógico e professores). “Estimular a leitura de forma prazerosa na rotina das crianças é uma iniciativa muito importante, que contribui para o desenvolvimento intelectual dos alunos”, completa Ronaldo.

A cerimônia de entrega das Salas de Leitura acontecerá no dia 25 de julho nas seguintes escolas e horários: Escola Municipal Professora Maria Trindade da Silva (14h), Escola Municipal em Tempo Integral Leôncio Corrêa (15h) e Escola Municipal em Tempo Integral Hugo Pereira Corrêa (16h). O evento contará com a presença do Prefeito Marcelo Roque, da Secretária Municipal de Educação Vandecy Dutra e líderes da Mosaic Fertilizantes.

A Secretária de Educação comenta o significado do projeto. “Essa iniciativa é um exemplo da importância da parceria entre a iniciativa privada e o poder público. Temos trabalhado forte com o incentivo à leitura, já avançamos, mas precisamos muito mais, e com a parceria da Mosaic Fertilizantes buscamos desenvolvimento e capacitação para os nossos profissionais, que assim como nós acreditam que a leitura é uma base sólida para a educação. Fica o nosso agradecimento dessa ação que vem beneficiar nossas crianças das escolas municipais e a população em geral”, reforça Vandecy.

Projeto Livros nas Praças
Dias e locais: de 23 a 28 de julho na Praça Mario Roque e de 30 de julho a 4 de agosto no Aeroparque.
Horário de funcionamento: 9h às 16h