Global Português [ Mudar a Região ]

Mosaic realiza pesquisa sobre alto rendimento na cultura da cana-de-açúcar

 
Experimento mostrou caminhos viáveis para o aumento de produção

São Paulo, 03 de maio de 2016 – A Mosaic Fertilizantes, maior produtora global de fosfatados e potássio combinados, realizou experimentos testando a eficácia de tipos de fertilizantes em relação à produtividade da cultura de cana-de-açúcar no plantio. Os estudos foram feitos nos municípios de Lençóis Paulista e Santa Bárbara, entre 2014 e 2015, e compararam fertilizantes convencionais com um produto premium, com fórmula de fósforo diferenciada.

Os testes em Santa Bárbara mostraram um incremento de produtividade que chegou a 9,5 toneladas por hectares nas áreas onde o fertilizante premium foi utilizado. Nesta mesma área, a produção foi de cerca de 104,8 toneladas por hectare, enquanto na área em que foi aplicado o produto convencional a produção foi de 95,3 toneladas por hectare. Além disso, houve um ganho de 2,6 kg de Açúcar Total Recuperável (ATR) nas áreas com o uso do fosfatado premium.

No caso dos testes realizados em Lençóis Paulista, conduzidos em solos de ambientes C e E, e com diferentes doses de fertilizantes fosfatados convencionais e premium, foram registrados melhores números de produtividade. O uso do produto fosfatado premium elevou a rentabilidade em até R$ 1.221,64 por hectare, não considerando o custo de CCT (corte, carregamento e transporte).

A fertilidade do solo pode ser responsável por até 60% da produtividade da lavoura. E, de acordo com Maristela Chimello, gerente regional de Vendas para Agroindústrias, as características exclusivas de fertilizantes com nutrientes concentrados no mesmo grânulo proporcionam melhor absorção de nutrientes. Eles são uma fonte de fósforo com alta eficiência e solubilidade, além de viabilizar a disponibilidade de enxofre durante todo o ciclo da cultura.